TEMAS DE ECONOMIA E GESTÃO

9 de junho de 2016

7 dicas de pessoas famosas para acordar mais cedo e ser mais produtivo

7 dicas de pessoas famosas para acordar mais cedo e ser mais produtivo

7 dicas de pessoas famosas para acordar mais cedo e ser ultraprodutivo

Jornalista

Como criar o hábito de acordar cedo 
e  ganhar mais tempo em seu dia-a-dia

Cada uma das grandes personalidades do mundo – sejam escritores, líderes, atores, compositores ou profissionais de negócios – emprega formas únicas de manter sua produtividade (e que a gente já avisa desde já: são hábitos que podem perfeitamente serem integrados ao ritmo de vida de cada um de nós). Fomos pesquisar sobre alguns destes exemplos, e trazemos para vocês como alguns dos nomes mais reconhecidos da história conseguiam se manter em dia com suas enormes demandas de trabalho e como isso os ajudou a chegar onde eles estão.


1. Maya Angelou Separe os seus ambientes de casa e de trabalho
Esta autora era tão severa no quesito separar sua vida em casa e no trabalho que, por anos, ela manteve um quarto de hotel alugado em sua cidade, para onde ela ia escrever todos os dias, de 7 da manhã às 2 da tarde. O quarto era bem espartano – as únicas coisas que ela permitia que estivessem por ali era a Bíblia, um jogo de cardas e uma garrafa de sherry – não havia espaço para nenhuma outra distração. Como uma mestra do “uma tarefa de cada vez“, a diligência de Maya é que a levou a ganhar o Prêmio Pulitzer, o Tony Awards, três Grammys e muitos outros prêmios.
2. Beethoven e Bergman– Acordar bem cedo, trabalhar até o meio-dia, e depois descansar: 
Assim como Maya Angelou, algo que acontecia com frequência entre muitos pensadores brilhantes e criativos visionários era um simples hábito: acordar cedo e começar o dia com tudo. Ludwig van Beethoven, Ingmar Bergman (um diretor/escritor/produtor sueco) e todos estes escritores mantiveramesse mesmo calendário por décadas: acordar antes das 8 da manhã, trabalhar intensamente até o meio dia, e depois tirar um tempo para um bom e longo almoço – e, no caso de Beethoven, sair para dar uma caminhada, e no caso de Bergman, curtir uma boa soneca.
3. Benjamin Franklin– Registrava seus sucessos e frustrações diárias
Tirar um tempo para fazer um resumo de como foi o nosso dia é um hábito de produtividade que Benjamim Franklin Taking the time to write out a summary of your day is a productivity habit that Benjamin Franklin jurava fazer sempre. Todos os dias, por volta das 21 horas, ele reservava um tempo para responder sua pergunta do dia “O que eu fiz de bom hoje?”. Outro fã desta atividade é o Steve Rotkoff, um oficial militar da Inteligência, condecorado e muito criativo, que mantinha um diário de Haikus que detalhavam suas frustrações com os acontecimentos do dia anterior. Fazer este esforço de recapitular suas atividades do dia pode ajudá-lo a priorizar suas metas e a ter claro em sua mente o caminho para onde guiar o seu trabalho para as próximas 24 horas.
4. Paul McCartney– Trabalhe suas limitações
Assim como foi muito bem descrito no livro “Outliers – Fora de série”, de Malcolm Gladwell (aliás, recomendamos a leitura!), os Beatles alcançaram sua regra das “10 mil horas” necessárias para chegar ao sucesso – e o conseguiram porque tocaram por mais de 300 vezes em um ano (e isso por 4 anos seguidos) na mesma sala de concertos que ficava na Alemanha. Com tantas horas de música, eles puderam aperfeiçoar sua arte, e o faziam independentemente das condições.Uma vez, Paul McCartney tocou usando uma guitarra para destros (ele é canhoto) – e nem isso pôde impedí-lo de se tornar, junto com sua banda, um dos melhores grupos de música de todos os tempos. 
5. Barack Obama– Elimine decisões desnecessárias:
Ser o presidente de qualquer país já é uma tarefa complicada: ela traz de bônus uma lista sem fim de tarefas a cumprir, e certamente poucas delas são assuntos triviais ou fáceis. É por isso que o presidente americano Barack Obama faz todo oesforço possível para eliminar decisões desnecessárias – como por exemplo, o que comer ou o que vestir. Seus memorandos ainda incluem um formato muito simples de decisão: só está escrito “concordo”, “discordo” e “vamos discutir”. Enquanto ser um presidente de um país é jogar em um outro plano de decisões, o resto de nós pode, pelo menos, adotar este hábito de produtividade útil no nosso dia a dia, tornando as decisões mais fáceis – e isso vai desde fazer um planejamento semanal das refeições ou até já deixar escolhidas previamente as roupas de trabalho do dia seguinte.
6. Kant, Dickens, Darwin– Exercícios na parte da tarde
Se há uma coisa que é acaba sendo um senso comum ao lermos o cotidiano de atividades destas pessoas famosas, é a rotina adotada por uma grande maioria de trabalhar intensamente de manhã e deixar a parte da tarde reservada para outras atividades. Neste quadro interativo, vemos famosos criativos como Franz Kafka, Charles Dickens, Charles Darwin, e Richard Strauss tinham uma forte tendência a deixar a parte da tarde reservada para atividades físicas. É a equação perfeita: exercite seu cérebro de manhã, e seus músculos à tarde.
7. Jerry Seinfeld– Nunca quebre a corrente:
Paul McCartney e os Beatles não foram os únicos a se tornarem famosos pelo mérito das suas performances recorrentes – Jerry Seinfeld, de fato, tem ummétodo de produtividade com o seu nome pela mesma razão. No início de sua carreira, ele percebeu que a repetição era a chave para a melhoria, e disse que“após alguns dias fazendo a mesma coisa, é como se você criasse uma corrente. Apenas continue fazendo isso, e a sua corrente vai crescendo a cada dia. E o melhor: você vai começar a gostar de olhar para esta corrente, especialmente se você vê que só faltam algumas semanas para você chegar naquela sua meta. Seu único objetivo é não quebrar a corrente”. Gostou? Então veja aqui como integrar este método à sua vida.

E VOCÊ?

Vou contar então minha história. Na maioria das manhãs, às 7:30, eu tenho a sorte de finalmente ter vencido a batalha com o meu botão de "soneca". Depois de rolar para fora da cama, eu perco tempo vendo meu Instagram e escolhendo o que vestir, muitas vezes correndo pela porta atrasada. Em manhãs como esta, eu começo meu dia me sentindo exausta, letárgica ou distraída. Na minha pressa para completar uma hora de preparação em 20 minutos, eu provavelmente esqueço meu almoço, meus planos para aquela noite e talvez até minha bolsa ou celular.
Ao chegar no trabalho, eu já me sinto atrasada.
Sua manhã pode não ser exatamente como a minha, mas se ela segue um padrão semelhante, não é de admirar que muitas vezes começamos o dia nos sentindo estressados, sem foco e cansados. Qual é o segredo para ganhar maior controle do seu dia e ter mais energia e foco desde cedo?
A vida dos executivos de sucesso, atletas e muitos outros têm mostrado que o desenvolvimento do hábito de levantar cedo pode ser a chave para um dia produtivo. Embora acordar antes do sol não seja intuitivo, as pessoas que se levantam cedo são capazes de realizar tarefas que de outra forma podem ser deixadas de lado por distrações, trabalho ou responsabilidades familiares ao longo do dia.
Cientistas na Universidade de Aachen fizeram 59 estudos em cérebros de pessoas. Dezesseis eram matutinos, 23 eram corujas noturnas e 20 eram intermediários. Os estudos mostraram que aqueles que acordavam cedo tinham uma área significativamente maior de matéria branca em seus cérebros. Matéria branca é o tecido gorduroso que facilita a comunicação entre as células nervosas, significando assim que os matutinos literalmente tem estruturas cerebrais diferentes. Isso faz com que eles tenham funções cognitivas maiores e mais propensos a produtividade e criatividade. Há um motivo pelo qual a maioria dos empreendedores de sucesso acordam cedo.
Acordar cedo significa que você tem maiores chances de pensar de forma proativa e antecipar problemas. Esses traços são característicos de um empreendedor de sucesso.
Além disso, estudos da Academia Americana de Medicina do Sono mostram que pessoas que dormem tarde tem maior chance de comer de forma prejudicial, além de maior chance de se viciar em álcool e cigarro. Pesquisas adicionais mostram que aqueles que possuem massa branca reduzida tem maiores chances de desenvolver depressão, ansiedade e outras doenças mentais.
Confira abaixo como criar o hábito e 
ganhar mais tempo em seu dia-a-dia:
  • 1. Exercício - Os benefícios do exercício não são nenhum segredo, e a maioria das rotinas de quem acorda cedo inclui alguma forma de exercício. Exercitar-se de manhã parece ser uma tarefa difícil, saiba que você não está sozinho; no entanto, correr, ir à academia, praticar yoga ou apenas fazer flexões ao lado de sua cama vai ajudar a impulsionar o seu humor, melhorar seu condicionamento físico e dar-lhe energia extra ao longo do dia. Além disso, a pesquisa mostra que as pessoas que se exercitam de manhã tendem a ser mais consistentes em seus esforços para viver um estilo de vida ativo.
  • 2. Tempo de meditação - Quaisquer que sejam suas crenças ou práticas espirituais, reserve um tempo todas as manhãs para orar, meditar e ficar quieto. Cada dia é preenchido com distrações constantes: telefonemas, e-mails, mensagens de texto, mídias sociais, TV, exigências familiares e profissionais, etc. É comprovado que ter um tempo para meditação silenciosa ou oração nas primeiras horas da manhã aumenta o foco, reduz o estresse e previne problemas de saúde comuns.
  • 3. Planejar e definir metas - Planejar, programar e definir objetivos de curto e longo prazo são os hábitos da maioria dos madrugadores bem-sucedidos. Ao tomar alguns minutos cada manhã para rever a sua agenda, sua lista de tarefas e seus objetivos, você vai ser capaz de continuar no caminho para realizar suas tarefas mais importantes, prioridades e sonhos. Benjamin Franklin, conhecido por sua dedicação ao autoaperfeiçoamento, é dito ter refletido a cada manhã: "Que coisa boa eu devo fazer hoje?"
  • 4. Enfrentar grandes projetos - A ciência mostra que nossa força de vontade e disciplina são mais fortes na parte da manhã. Planeje trabalhar em seus projetos mais importantes, complicados ou temidos pela manhã, quando o seu foco está mais afiado e sua determinação é robusta. Imagine a sensação de realização que você vai sentir o resto do dia, sabendo que você já concluiu o monstro em sua lista de coisas a fazer.
  • 5. Mantenha-se informado - Muitas pessoas bem-sucedidas dizem que além do exercício matinal e tempo de meditação elas também leem jornais, revistas ou blogs para se manter informadas. Pode ser difícil manter-se atualizado com notícias nacionais, mundiais e da indústria, mas reservar um tempinho todas as manhãs para atualizar-se sobre os acontecimentos atuais lhe permitirá participar em discussões no trabalho ou com a família, ajudando-lhe a se desenvolver profissionalmente.
  • 6. Leia e aprenda - Pessoas bem-sucedidas não apenas leem o jornal. Elas também leem ficção, textos religiosos, psicologia, poesia e muito mais. Pessoas bem-sucedidas estão sempre aprendendo, e ler nas primeiras horas da manhã vai permitir um padrão de aprendizagem ao longo da vida, evitando distrações que possam tirar sua atenção da leitura no final do dia. As horas da manhã também são um ótimo momento para aprender novos assuntos e disciplinas, fazendo uma aula on-line ou estudando.
  • 7. Desconecte-se - Imagine se você tivesse alguns momentos longe das distrações constantes do trabalho, e-mail, Twitter ou Instagram? Escolha desconectar-se do e-mail ou mídias sociais nas primeiras horas da manhã para aproveitar um tempo em silêncio imperturbável. Isso ajudará você a se concentrar em quaisquer que sejam suas prioridades de manhã - leitura, passar o tempo com a família ou fazer exercício.
  • 8. Fortaleça relações familiares - Famílias felizes e bem-sucedidas fazem refeições juntos, mas se o jantar em família for quase impossível entre aulas de piano, treino de futebol e trabalho, por que não desenvolver o hábito do café da manhã em família? Embora não seja para todos, ter um café da manhã divertido e calmo com seu cônjuge e filhos pode ser um substituto apropriado para o jantar em família que irá ajudar a fortalecer as relações familiares. Se o café da manhã não for uma opção, tente substituir o tempo de TV de manhã com a leitura ou brincadeiras criativas com as crianças.
  • 9. Pense nos outros - Quer ser mais feliz, saudável e rico(a)? Gaste alguns minutos todas as manhãs pensando nos outros. Pode parecer meio estranho, mas pesquisas mostram que as pessoas que servem e são voluntárias são mais felizes do que aquelas que não o fazem. Então, quem pode precisar da sua ajuda hoje? Quem se beneficiaria de um telefonema ou mensagem de texto de você? Quem poderia precisar de algum incentivo? Ter um tempo no período da manhã para pensar sobre os outros e planejar etapas de ação para ajudar os outros pode significar muito para aqueles em seu círculo de influência, e isso vai ajudar a fazer de você uma pessoa mais feliz.
  • 10. Mantenha a consistência - Não existe um horário da manhã perfeito para todos. Indivíduos bem-sucedidos priorizam o que eles gostariam de realizar na parte da manhã. Então eles fazem um plano e acompanham o seu progresso. A rotina da manhã perfeita não vai acontecer de um dia para o outro, mas com disciplina, avaliação e consistência, você pode tirar melhor proveito das primeiras horas da manhã.Se desenvolver uma rotina matinal é difícil para você, saiba que você não está sozinho. Até mesmo a ex secretária de estado dos EUA, Condoleeza Rice, conhecida por acordar às 4:30 da manhã para se exercitar antes de gerenciar as relações exteriores do país, disse: "Eu não estou no automático, eu não acordo a cada manhã pensando 'Oh yeah, vamos lá!' Eu tenho que me esforçar." Nosso desafio para você? Acabe com o hábito do botão soneca! Comprometa-se com a definição de objetivos e tome medidas para tornar as suas manhãs mais produtivas, agradáveis e energizantes.

Há várias técnicas que você pode aplicar para sofrer menos para pular da cama mais cedo. Selecionamos algumas delas, referenciamos outras, e acrescentamos a tradicional pergunta para que os leitores compartilhem as suas dicas para acordar mais cedo. 
Sete dicas para acordar mais cedo com efetividade
  1. Tenha um objetivo e convença a si mesmo - Se acordar cedo não é uma obrigação, você precisa ter um bom motivo todos os dias, até formar o hábito. Alguns possíveis bons motivos são: ter mais tempo para estudar, fazer exercício, trabalhar em casa, tomar um café da manhã saudável, ler o jornal, atualizar seu site, dar uma caminhada, conviver com a família ou o que quer que você precise mais tempo para fazer pela manhã. Pense nas causas tanto na hora de acordar, como na hora de ir dormir, para ajudar a formar a necessária motivação. Pense também nas conseqüências
  2. Seja produtivo com seu tempo extra: Você acordou mais cedo por alguma razão. Realize esta razão, porque se você se render à tentação de ficar assistindo reprises de seriados na televisão de pijama, a sua motivação para acordar cedo nos próximos dias irá se diluir!
  3. Pense previamente nas desculpas - e ignore-as: quando o despertador tocar, uma série de desculpas vão passar pela sua mente. "Descansar é saudável", "Posso deixar para amanhã", "Está tão frio", etc. Pense nelas antes, e prepare-se para ignorá-las.
  4. Pule da cama: Nada de "Só mais 10 minutos", que levam a só mais 15, mais 25, e lá se foi a sua manhã. Discipline-se para sair da cama imediatamente, e assim que você estiver fora dos cobertores, tudo ficará mais fácil.
  5. DURMA! Para acordar cedo consistentemente, você precisa dormir um número suficiente de horas (o número exato varia de indivíduo para indivíduo), o que em geral se consegue indo dormir mais cedo, sem ficar assistindo TV ou lendo um livro na cama, madrugada adentro. Planeje no início da noite a hora que você pretende ir dormir, mas cuidado para não transformar isso em razão de stress, senão o efeito vai se inverter. Melhore a qualidade do seu sono, procure e resolva as causas de eventuais insônias ou distúrbios no seu sono, para que não prejudiquem o seu rendimento no dia seguinte.
  6. Facilite o processo de acordar: Planeje no dia anterior o que você vai precisar, e já deixe preparado. Deixar separadas as roupas que irá vestir, os objetos que irá precisar na sua primeira tarefa da manhã, etc. enquanto ainda está bem acordado no dia anterior facilita a sua vida e pode representar um grande ganho de tempo.
  7. Tenha alguma recompensa: Se o seu objetivo em acordar cedo for uma obrigação (assistir a alguma aula, participar de uma reunião, trabalhar, etc.), ofereça a si próprio alguma recompensa: a oportunidade de tomar um café da manhã um pouco mais caprichado, um banho mais longo, ler o jornal antes de sair de casa... Use a criatividade, manter-se motivado é um bom investimento.
O artigo "Waking Up Early - 15 Tips That Work", de Dave Cheong, tem boas dicas adicionais, além das mencionadas acima, que você pode adaptar à sua rotina.




Sem comentários:

Enviar um comentário